EU AMO FAZER RADIO
Dia 25 de setembro é o dia do radio, meio esse que faço a 30 anos com muito orgulho de ser radialista. Se é uma data especial, sim é uma data muito especial pra nós que fazemos o radio, então é muito bom comemorar. Saiba um pouquinho da historia do rádio e como surgiu, como nasceu o radio.
Rádio é um meio de telecomunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Muitos costumam fazer confusão tomando radiodifusão pela transmissão de sinais somente de áudio, o que não é correto.
COMO SURGIUO RADIO NO BRASIL?.
Pois bem, o rádio surgiu no Brasil em 1922, com a primeira transmissão oficial do país, que aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a comemoração do centenário da Independência. A transmissão foi da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.
No entanto, a história do rádio no Brasil começa antes, com o padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que em 1893 inventou um aparelho que recebia a voz humana sem fios condutores. Em 1899, Landell fez a primeira transmissão de voz por ondas de rádio no país, do Colégio Santana, em São Paulo, até a Ponte das Bandeiras.
A década de 1930 marcou o início da era comercial do rádio, com a permissão de comerciais na programação. A primeira rádio foi a Rádio MEC, doada por Roquette-Pinto para o Ministério da Educação. A década de 1940 foi marcada pela era de ouro do rádio, com o surgimento das radionovelas e da popularização da programação.