São João dos Patos – MA 1º /06/2023
Sou muito grato a esta profissão desde 1994, quando dei o ponta pé inicial dia 4 de janeiro de 1994 um domingo a noite. Comecei na sonoplastia na emissora Radio Boa esperança AM de São João dos Patos. Dai pra cá já se vão 29 anos e completa 30 em janeiro que vem.
Sempre foi um sonho trabalhar para levar a informação através do radio, televisão e até então a internet. Lembrando que em 1994 agente não trabalhava com internet. Hoje já trabalhamos com a imprensa completa que é no radio, na televisão e na internet sem falar em outros meios.
O porque o sonho de trabalhar na imprensa, porque a imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.
Quando mencionamos "imprensa" estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.
Origem do Dia da Imprensa
No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazetado Rio deJaneiro, em 1808, periódico da Corte.
Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Este periódico iniciou suas publicações em 1808, mas era um jornal clandestino e começou a circular cerca de três meses antes.
Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e a Lei Ln.º 9.831, de 13 de setembro de 1999 definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.
( Eu sou Antonio Luis, eu faço a imprensa, eu amo a profissão, eu respeito o lado de todos.)