São João dos Patos – MA 19/09/2022
Na noite deste domingo 18 de setembro, duas pacientes foram levadas para a UPA unidade de pronto atendimento pela policia militar após sofrerem um acidente de motocicleta, ambas as pacientes foram atendidas ainda pela emergência da unidade sendo encaminhadas para a medicação para serem atendidas e realizarem exames de imagens.
Segundo informações, ao chegarem na medicação as pacientes começaram a agredir verbalmente toda a equipe de técnicos e enfermeiros da unidade se negando inclusive a receberem as medicações prescritas. Uma médica que estava de plantão passava no corredor acompanhando outro paciente que também havia sofrido acidente para a sala do RX quando ouviu as agressões verbais que as duas pacientes proferiam contra a equipe.
Com isso a medica identificada como, Elaine Cristina que adentrou no setor para pedir para que as pacientes respeitassem a equipe, pois elas já estavam sendo atendidas. As duas pacientes continuaram com as agressões verbais contra a médica quando uma das pacientes segurou e a outra agrediu a médica plantonista fisicamente.
Após o ocorrido a PM foi acionada, e as duas pacientes foram conduzidas a delegacia de policia onde foram presas por desacato ao servidor publico e agressão física, mas foram liberadas em seguida pós-pagamento de fiança. Valor não divulgado e os nomes das duas acusadas da agressão também não foram divulgados.
NOTA DE REPUDIO DA DOS ADVOGADOS DA CIDADE...
Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de São João dos Patos, através de sua Diretoria e Conselho, vêm a público, repudiar veementemente a agressão covarde sofrida pelas mulheres plantonistas na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, desta cidade, na data de 18/09/2022. Em especial a Dra. Elaine Cristina, médica que sofreu agressões físicas e verbais.
A Subseção, que no mês de agosto, promoveu campanha de conscientização e combate à violência contra mulheres, se mantém à disposição de toda sociedade para defender a qualquer momento, as mulheres vítimas de qualquer agressão física, moral, sexual, psicológica e patrimonial, praticada por qualquer pessoa, indistintamente.