São João dos Patos – MA 03/05/2022
Nos últimos dias da semana, tem sido grande a correria das pessoas ao fórum eleitoral de São João dos Patos, para tirar o seu titulo de eleitor ou fazer a revisão. É que o prazo para esse processo para poder votar nas próximas eleições, é somente até esta quarta feira dia 4 de Maio para quem vai ao fórum eleitoral ficará aberto até as 19 horas, agora quem vai fazer pela internet tem até as 23 horas e 59 minutos desta quarta feira.
Aqui em São João dos atos, as filas ficaram assim como você ver na imagem. As pessoas sempre deixam tudo para a ultima hora, mas segundo o Paulo chefe do cartório( fórum) a lotação estava transcorrendo tranquila nesses últimos dias.
O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza serviços de regularização transferência missão de primeiro título e de mudança de nome social no documento do site ( tse.jus.br) segundo o Senador Rodrigo Pacheco o voto é a possibilidade de expressão da vontade popular
Para as Eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou um plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral após reunião realizada na última segunda-feira com os membros da comissão de Transparência das eleições.
Foram definidas das medidas que serão aplicadas nas eleições de outubro como a ampliação do acesso ao código fonte dos programas usados nas urnas eletrônicas. Aumento do número de entidades fiscalizadoras e participam da cerimônia de preparação das urnas para votação, aperfeiçoamento e ampliação dos Testes de auditoria dos equipamentos, além do incentivo a conferência adicional do boletim de urna modalidade que permite imprimir o total de votos da urna eletrônica em cada seção eleitoral.
O plano foi realizado a partir de 44 sugestões feitas por integrantes da comissão entre as quais foram feitas pelas Forças Armadas, 11 pela polícia federal e pela Universidade de São Paulo.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro para eleição do Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais e ainda distritais caso tenha segundo turno. Para disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.