São João dos Patos – MA 11/11/2021
A vacina contra a raiva está em falta aqui na cidade de São João dos Patos, devido ao grande numero de pessoas que sofrem mordidas de cachorros e gatos. Segundo informações do hospital, cerca de 5 a 8 pessoas dão entrada todos os dias no hospital porquê foi mordida por cachorro ou gato.
Os casos São daqueles cachorros que estão soltos pelas ruas ou até mesmo por aqueles que são criados no quintal de casa, as recomendações são para que não se pode facilitar para ao animais que são domesticados, pois nem todos os dias eles estão bonzinhos e terminam mordendo seus donos principalmente crianças que gostam muito de brincar com os animais.
Aqui em São João dos Patos, muito pode se ver esses animais soltos pelas ruas. A raiva trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.
Os primeiros socorros em caso de mordida de cachorro ou gato são importantes para evitar o desenvolvimento de infecções no local, pois a boca destes animais normalmente contém um elevado número de bactérias e outros microrganismos que podem causar infecções e até doenças graves, como a raiva, que afeta o sistema nervoso.
A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.
Temos 50 doses de vacina antirrábica humana na geladeira da sala de vacina do hospital. Quem estiver precisando se dirija a nossa sala de vacina