São João dos Patos - MA 12/04/2020
Entre os dias 7 e 9 de abril no município de Paraibano, foi palco de muita tristeza devido as mortes de duas mulheres que estavam grávidas e segundo relatos, por falta de atendimento médico adequado no hospital local. As duas mulheres morreram a caminho de outros municípios, onde elas buscariam atendimento médico já que o município não oferecia equipamentos, profissionais adequados para realizarem os partos das mulheres.
Devido a carência e a falta de infraestrutura na Saúde de Paraibano, as gestantes tiveram que se descolar para outros municípios distantes. Em um dos casos ocorrido na última terça-feira (07), uma jovem identificada como Mariana, morreu durante o trajeto quando buscava atendimento médico em Alto Alegre do Maranhão.
Ela faleceu na véspera do seu aniversário quando faria 33 anos de idade, deixou o marido e dois filhos, um de 11 e outro de 15 anos.
No dia seguinte quarta-feira dia 8 mais uma jovem foi vítima do descaso da saúde pública. Desta vez foi a Natália, que também faleceu durante o trajeto, quando se deslocava do município de Paraibano para outro, em busca de atendimento médico e ganhar o Bebê. Em ambos os casos, não foi possível salvar o bebê. Segundo informações da Secretaria de Saúde de Paraibano, as duas gravidez eram de risco e necessitavam de transferência para hospitais referência em obstétrica e neonatal.
FONTE–ENQUANTO ISSO NO MARANHÃO.COM.BR