São João dos Patos – MA 26/12/2019
O diretor da unidade prisional de ressocialização, Franklin Moura, fez um levantamento do que foi feito em 2019 nesta unidade e dos seus 6 meses de trabalho como diretor. Segundo Franklin é necessário um balanço para que já possa pensar no que será feito no ano seguinte, ou seja em 2020, para Franklin não é fácil lutar para manter organizada como essa, mas isso vem acontecendo porque aqui se trata de uma forte equipe de profissionais competentes que fazem um ótimo trabalho.
Franklin disse que a realidade aqui é que os trabalhos são feitos de forma dentro da lei e nos contou também que a cada dia vem buscando melhoria na casa e tentando da melhor forma ressocializar os presos.
ABAIXO SALA DE ATIVIDADE EDUCACIONAL
Esta é uma sala de atividades educacional, onde os presos podem assistir aulas, filmes educativos, palestras, orientações e outros.
ABAIXO SAMANDA BARBOSA ASSISTENTE SOCIAL
Essa é Samanda Barbosa ela é assistente social da casa e nos falou da importância da secretaria de segurança do estado na tentativa de ressocializar os detentos que ali se encontram e que muitos merecem uma oportunidade de aprender e voltar a sociedade.
ABAIXO WILDILENE ADVOGADA
Estamos no final de ano, no estado do maranhão alguns presos tem o direito da saída temporária oque não se sabe ainda se isso será possível aqui no presidio de São João dos Patos como afirma a jovem Wildilene que é Advogada e funcionaria da casa.
Ela nos afirmou que lá é feito um levantamento daqueles presos que provavelmente teriam requisito, o mesmo preencheria a condição que é especifica da LAEP, tipo bom comportamento, regime, a quantidade de tempo na unidade.
Depois de feito o levantamento o mesmo é encaminhado para o fórum e para o ministério publico onde o fórum tome ciência e a partir dai eles vão analisar se realmente e quais os presos que terão direito a saída temporária.
ABAIXO DETENTO FALA A NOSSA REPORTAGEM
Esse é Júlio Cesar da cidade de passagem franca, caiu em uma cilada e se meteu em fazer um assalto. Disse que se deu mal, foi preso e já a mais de um ano vem lutando cumprindo as normas, cumprir sua pena e voltar a sociedade, Júlio Cesar se emocionou em falar na sua família que lhe espera na cidade de passagem franca e falou do que sente tanta saudade de quando estava liberto e deixou um recado, um conselho, que ninguém se atreva a tentar cometer um crime porque não existe coisa pior do que está preso fora da família e dos amigos.