São João dos Patos – MA 12/12/2019
O mês de dezembro é o mais esperado por todos principalmente pelos agricultores que será o mês mais chuvoso do ano, mas não é oque está acontecendo aqui na região.
O clima aqui na região é de muito calor e sol de achar, sendo que as poucas chuvas o que vem caindo não são o suficiente para fazer uma plantação confiável, afirmam os agricultores e isso vem causado muita preocupação nos mesmos.
O senhor José augusto ( foto) é um agricultor, ele tem uma propriedade na saída da cidade sentido Pastos Bons, está pronta para plantar feijão, mas só depende da chegada da chuva com franqueza para plantar além do feijão outros legumes.
Na sua lavoura o senhor José augusto tem algumas plantações verdinhas como quiabo, abobora e outros, mas esses são molhados diariamente do açude que acumula bastante água, mas não por muito tempo porque se a chuva for pouca durante o período, também não vai ter água no açude e é ai que tudo depende da chuva.
Enquanto a chuva não chega, ele vai preparando a terra, tirando algumas pedras de alguns lugares e limpando o mato deixando a mesma no ponto para a plantação. A quentura do sol é tão forte que as pessoas tem dificuldades de andar até na rua, muitas pessoas se protegem através de uma sombrinha.
Para o Dr. Ivo Marques Bezerra as previsões realmente marcavam chuva neste mês de de dezembro, mas segundo ele a chuva que cairá neste mês de dezembro será pouca, pois a previsão mesmo de muita chuva é só pra Janeiro.
Abaixo a terra espera pela chuva.
Abaixo o pé de quiabo está verdinho porque é molhado com a água do açude ai do lado.
abaixo a abobreira é molhada também com a água do açude