São João dos Patos- MA 10/12/2019
Que é uma tristeza disso não tenha duvida, ver uma unidade de saúde como esta( UPA) com suas atividades paralisadas por falta de pagamentos dos medico. Seja o período que for, um dia, dois dias, uma semana, um mês isso é muito triste porque aqui todos os dias as pessoas necessitam muito de cuidar de sua saúde e esse é o principal local.
Mas com os médicos estando de greve fica muito complicado cuidar da sua saúde. Ainda bem que foram apenas 2 dias que os médicos que trabalham nesta unidade cruzaram os braços por falta de pagamento.
Segundo relatos os salários dos médicos estavam bastante atrasados, mas devido a paralisação, a empresa responsável pela gestão da UPA informando que faria o pagamento de parte dos salários em atrasos dos médicos que estavam em greve desde quarta-feira. Neste caso, os profissionais decidiram encerrar o movimento grevista e a mesma está funcionando normalmente.
A SAÚDE NO MARANHÃO.
O Programa Saúde é Vida criado pela então governadora Roseana Sarney levou qualidade nos atendimentos e procedimentos em todas as unidades hospitalares e upas do Maranhão. Entre 2010 até 2014, Roseana construiu, inaugurou e colocou para funcionar 55 hospitais e quase 15 Upas em todo maranhão
Desde que Flávio Dino assumiu o comando do estado a saúde deixou de ser prioridade em seu governo. Vários hospitais já deixaram de funcionar. Upas com atendimentos precários por todo o estado e médicos sempre reclamando de atrasos nos seus salários.
Um médico que presta serviço em uma Upa e no hospital de da cidade de Coroatá-MA informou a um amigo jornalista que se encontram há quatro meses sem receber seus salários. Os profissionais afirmam que chega a faltar alimentos em casa devido à falta de dinheiro para manter a família.
Desde a última semana os médicos cruzaram os braços devido à falta de pagamento dos salários. Agosto foi a última vez que receberam dinheiro. Em algumas cidade as UPAs Estão funcionando, não se sabe por quanto tempo.