São João dos Patos – MA 31/10/2019
O delegado regional Francisco Taveira da 12ª delegacia de São João dos Patos, juntamente com o coronel Emerson Bezerra, intimou na manhã de quarta-feira(30) o senhor Airton Borba e o presidente da colônia de pescadores do município de São João dos Patos e Nova Iorque e Guadalupe-PI.
Os mesmos foram chamados para uma reunião lá mesmo na própria delegacia para tratar do assunto de denuncias de pescadores do município de Nova Iorque- MA relativo a ameaças, agressões e impedimento por parte de jagunços da Fazenda de criação de peixe de propriedade do senhor Airton Borba.
Segundo relatos os pescadores estariam sendo proibidos de realizarem suas atividades profissional de pesca no Rio Parnaíba. Devido a denuncia a força Tarefa se deslocou em duas embarcações pelo Rio Parnaíba até a citada localidade.
Durante o deslocamento as equipes da Força Tarefa
foram surpreendidas por um barco com quatro tripulantes fortemente armados e
apontando as armas em direção às equipes, mas quando perceberam que eram os
policiais nas embarcações abaixaram as armas.
De imediato foi dado voz
de prisão por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e associação criminosa aos
quatro ocupantes do barco de nome Cícero Francisco dos Santos, Antônio
Gonçalves Tomás, Merônimo Pereira Tomás e Augusto Antônio de Sousa.
Na ocasião foram apreendidos 1 revólver cal.38 com 6 munições intactas, uma cartucheira cal.12 com
2 munições intactas, 1 Rifle cal.38 com
11 munições intactas, 01 rádio transmissor e uma faca.
Em seguida os presos e todas armas aprendidas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil de São João dos Patos para as providências cabíveis.
Toda essa confusão foi ocasionada porque segundo o senhor Airton Borba, proprietário da fazenda e da criação de peixe, ele disse a nossa reportagem que parte dos pescadores da colônia de pescadores de Nova Iorque estaria invadindo sua área, pegando alguns objetos e tá os peixes do seu criatório.
Por isso que lá no local estavam os seguranças armados para evitar o roubo, mas disse que veio até a policia já que não pode ter segurança armado ele quer que a policia ajuda a controlar essa situação e não aceita mais de maneira alguma que os pescadores invadem sua área e peguem seus peixes e outros objetos.
O presidente da colônia de pescadores Marcelo Sá disse que a partir de agora tomará as providencia em não deixar que os pescadores associados a colônia de pescadores vão até o local e se caso insistirem serão punidos e até excluídos da associação.
O acordo de não haver mais invasão por parte dos pescador ficou firmado por parte do fazendeiro, do presidente da colônia de pescadores e das policias civil e militares, a policia informou ao senhor Borba que se caso ainda houver invasão que o mesmo procure a policia imediato para as providencias serem tomadas.