São João dos Patos – MA 30/09/2019
A tempos as sessões da câmara municipal vinha sendo realizadas da seguinte forma, cada vereador teria o direito de usar a tribuna por 10 minutos, tempo esse que foi determinado ainda na presidência do vereador Aguimar devido ao longo tempo que um vereador estava usando e se tornando cansativo para quem acompanhava a sessão.
Depois que a vereadora Thuanny Costa assumiu a presidência a realização da sessão continuou do mesmo jeito, 10 minutos para cada vereador. Só que nesta segunda-feira dia 30 de setembro, teve mudança no tempo de discurso do vereador na tribuna, devido a uma reivindicação da vereadora Bidu semana passada.
A vereadora alegou que o regimento interno da casa dar o direto ao vereador usar a tribuna por 30 minutos não sendo obrigatório o uso destes 30 minutos caso o vereador não tivesse tanto assunto para tanto tempo.
A reivindicação da vereadora causou polemica para os demais vereadores principalmente da oposição. Os vereadores diziam que o tempo de 30 minutos seria bom, mas também um pouco cansativo tanto para eles vereadores quanto para o publico que acompanha a sessão pessoalmente ou pelo radio.
Mas a vereadora Thuanny resolveu colocar a disposição dos mesmos os 30 minutos cumprindo o regimento interno e ao pedido da Vereadora Bidu. Os 30 minutos começaram a serem usados na sessão desta segunda-feira dia 30 de setembro. Sendo que os 30 minutos poderão ser usados por parte em duas ou mais sessões e tendo o direito de um intervalo de 15 minutos em cada sessão.
VEREADOR GEOVANE BELTRÃO.
O vereador Geovane Beltrão foi o primeiro a usar a tribuna, ele começou com um belo discurso que até então estava agradando a todos quando dizia que todos os vereadores deviam se unir e trabalha para o bem do povo juntamente com a senhora prefeita.
Vereador dizia que aquelas confusões pessoais de vereadores de situação com oposição não estaria levando nada de bom para o município.
Até ai tudo bem, o vereador usou os 30 minutos que o regimento lhes deu direito, mas o belo discurso do vereador começou a desandar quando o mesmo disse que tendo assunto u não ele iria usar os seus 30 minutos que tina direto, disse que se não tivesse assunto para falar, mas ia fica a tribuna até encontrar oque falar.
Foi ai que o publico que estava presente na sessão, começou a achar graça sem graça do que o vereador estava falando, ou seja, começou a falar fiado. E também, a situação do discurso do vereador, ficou pior quando ele começou a falar de um fato pessoal, de que na cidade uma pessoa teria dito nas redes sociais, que ele não cumpre o que manda o papel de um vereador e que ia pra câmara fedendo merda de vaca´´ palavras do vereador´´ já que ele é criador e agricultor.
VEREADOR MARCIO JOSÉ.
Em seguida foi a vez de o vereador Marcio José usar a tribuna, Márcio iniciou seu discurso falando da grande chuva que caiu na madrugada de domingo para segunda-feira e que fez alguns estragos em algumas ruas da cidade em alguns bairros. Falou também que algumas ruas do bairro chamado vila Zezinho ficaram bastante desarrumadas depois das chuvas e que os moradores chamaram os vereadores para irem ver de perto a situação de como ficou o bairro.
Marcio disse que a culpa é do poder executivo que não cuida da cidade direito e quando a chuva chega deixa esses estragos. Marcio José não usou seus 30 minutos, pois, a vereadora presidente disse que ele poderia completar na próxima sessão.
Após Marcio encerrar seu discurso, a presidente colocou um intervalo de 15 minutos na sessão e depois que voltaram aos trabalhos, apenas foi lido o expediente e encerrada a sessão.